Educação e Fundação Nestlé capacitam professores e merendeira de Ilhéus

 

A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Nestlé, promove até esta sexta-feira (21), a terceira etapa do curso de formação Integrada com profissionais da educação. O evento, que começou nesta quinta-feira (20) está sendo realizado no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro e faz parte dos programas “Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber”. O objetivo da capacitação é potencializar os temas trabalhados em todos os setores da escola: sala de aula, cozinha, limpeza, gestão e coordenação.

 

A formação já contemplou 271 educadores dos anos iniciais  e 173 educadores da educação infantil. Além dos professores, merendeiras participaram da formação. O curso será distribuído em duas turmas. Nos turnos matutino e vespertino dos dias 20 e 21, a capacitação tem como público-alvo professores de oito escolas da zona rural e 24 da zona urbana, abrangendo 2.581 alunos de educação infantil e 10.375 alunos dos Anos Iniciais, já que os professores atuarão como agentes multiplicadores da oficina.

 

Os programas sociais da Fundação Nestlé Brasil remontam o caminho dos alimentos para ressaltar informações importantes sobre saúde, sustentabilidade ambiental, importância da água como recurso natural e para a hidratação, agricultura e história do Brasil, mostrando a ligação do alimento que são consumidos à origem da matéria-prima. Tendo como base a nutrição, os programas estimulam hábitos alimentares saudáveis através de conceitos de nutrição, saúde, higiene e aproveitamento máximo dos alimentos.

 

Outro conceito trabalhado pela iniciativa é centrado na água e promove a sustentabilidade socioambiental, trabalhando a conscientização da preservação do meio ambiente, com foco na conservação da água, e estimulando a reciclagem como forma de prevenir a poluição dos rios. Para a titular da pasta da Educação no município, Lidiney Campos, o curso vai trabalhar de forma multidisciplinar, possibilitando maior envolvimento dos profissionais com as práticas de alimentação saudável.

 

Os Programas Nutrir, Cuidar e Saber foram concebidos segundo uma mesma filosofia que considera a valorização da cultura local (alimentar, musical, histórias e brinquedos); o respeito ao meio ambiente (cuidados com a água, uso consciente de recursos, destinação correta de resíduos); a identificação de parceiros regionais para fortalecimento da continuidade das ações provocadas pelos programas; a valorização dos movimentos da infância. A formação integrada terá carga horária de 24 horas.

 

As práticas e as reflexões dos encontros serão desenvolvidas tendo como temas “Bem cuidar da criança”, visando a sensibilização para a natureza do ser humano e a relação estabelecida na infância com a natureza de seu lugar; a “Alimentação saudável – Nutrir”, que objetiva sensibilizar sobre a importância de uma alimentação saudável; “Bem Cuidar da Natureza do Lugar”, que aborda cuidados com a água, com o ambiente e com as pessoas e “Agricultura, Matéria prima e cultura – Saber”, focado na  discussão sobre a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.